Migrações Internacionais

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove no dia 20 de fevereiro, às 15h, a série “Migrações internacionais" . O palestra será ministrada por Ralph Wilde com título: A "crise" migratória como crise do direito internacional. A entrada é franca. A palestra será em inglês e não haverá tradução simultânea.
O momento de transformações da dinâmica migratória internacional e o crescente destaque desta temática na política brasileira revelam a importância dos estudos na área.O objetivo da série é promover o debate entre pesquisadores de diferentes formações acadêmicas, buscando sempre trazer palestrantes com uma abordagem interdisciplinar sobre o tema das migrações internacionais.
É comum evocar a aplicação do direito internacional como uma solução para os dilemas de políticas e preocupações humanitárias levantadas pelos movimentos globais de migração, principalmente aqueles caracterizados nos últimos anos como uma 'crise' e / ou ' emergência’ . Esta palestra busca oferecer uma maneira diferente de pensar sobre o papel do direito internacional: tanto parte do problema quanto solução. Isso é feito revelando o que a lei deixa de abordar, como a necessidade de meios legítimos e seguros de viagens internacionais para a segurança de quem está em risco e o compartilhamento equitativo de responsabilidades quando se trata de acolher refugiados. Também o faz revelando o que a lei permite – como políticas restritivas de imigração e ações que impedem viagens de migrantes que sejam seguras e lícitas. A partir desses e de outros insights sobre as funções do direito em relação à migração global, sugere-se que a "crise" de refugiados e migrações pode ser lida também como uma crise do direito internacional.
Sobre o palestrante
Ralph Wilde integra o quadro principal do Departamento de Direito do University College London (UCL) onde ensina direito internacional público e direitos humanos. É membro do comité executivo da Sociedade Europeia de Direito Internacional (ESIL-SEDI) e serviu na mesma função na Sociedade Americana de Direito Internacional (ASIL-SADI) e na International Law Association (ILA), na qual também ocupou as relatorias sobre reforma da ONU e sobre direitos humanos.
| | |