Seminário Gestão de Documentos: os documentos digitais, os tipos documentais e sua relevância nas políticas institucionais
 A Fundação Casa de Rui Barbosa realiza, em sua sala de cursos, nos dias 21 e 23 de março, o Seminário Gestão de Documentos: os documentos digitais, os tipos documentais e sua relevância nas políticas institucionais. O evento, com entrada franca, será composto por conferências e palestras.
Organizado pelo Serviço de Arquivo Histórico e Institucional e pelo Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da FCRB, o seminário abordará a importância da gestão de documentos para o funcionamento de uma organização, a identificação dos tipos documentais, os dados-abertos, a implantação do sistema eletrônico de informação na FCRB - PENSEI, entre outros temas.
:: Programação:
Dia 21 de março de 2017, das 14 às 17 horas
Abertura: Dra. Ana Lígia Medeiros e Dra. Lucia Maria Velloso de Oliveira.
Coordenação da mesa: Leila Estephanio de Moura.
Conferencistas:
Dra. Margareth da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da FCRB e Universidade Federal Fluminense.
Tema: O papel da gestão de documentos na organização. A conferencista abordará questões que apontam a importância da gestão de documentos para o bom funcionamento de uma organização, considerando inclusive a produção e gestão dos documentos arquivísticos produzidos em ambiente digital ou os seus substitutos digitais.
Dra. Ana Célia Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da FCRB e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense.
Tema: A relevância da identificação dos tipos documentais na gestão de documentos. A conferencista abordará questões e experiências que retratam a função da identificação do tipo documental no âmbito da Gestão de documentos considerando sua gênese e suas distintas funções.
Dia 23 de março de 2017, das 14 horas às 17 horas
Conferencistas:
Dra. Lucia Maria Velloso de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da FCRB e Chefe do Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da FCRB e José Antônio da Silva, Analista do Serviço de Recursos Humanos da FCRB
Tema: Plano de Dados Abertos: a experiência da Fundação Casa de Rui Barbosa. Os palestrantes irão apresentar a metodologia e resultados do grupo de trabalho constituído para elaborar uma proposta de plano de dados abertos para a Fundação Casa de Rui Barbosa;
Claudia Lacombe Rocha, Especialista em Gestão de Documentos e Preservação no Arquivo Nacional. Presidente da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos.
Tema: Sistemas de gerenciamento de documentos arquivísticos digitais. A palestrante abordará os requisitos mínimos para a implantação de sistemas de gestão de documentos arquivísticos nascidos digitais ou de seus substitutos digitais sob a perspectiva da gestão de documentos;
Bianca Panisset, Tecnologista do Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da FCRB e coordenadora do grupo de trabalho de implantação do SEI na FCRB e Andrea Magalhães, chefe do Núcleo de Informática da FCRB
Tema: PENSEI: a implantação do SEI na Fundação Casa de Rui Barbosa. As palestrantes apresentarão a metodologia utilizada para a implementação do SEI na Fundação Casa de Rui Barbosa, destacando os procedimentos de gestão de documentos considerados como fundamentais.
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