Memória & Informação
 A Fundação Casa de Rui Barbosa recebe, no dia 17 de junho, às 14h30, a palestra “Casa Daros: uma intervenção silenciosa”. O tema será abordado pela dupla de arquitetos pesquisadores Maria Regina Pontin e Ernani Freire. O evento, que faz parte da série Memória & Informação, acontece na sala de cursos e a entrada é gratuita.
O edifício onde está instalada a Casa Daros é um expressivo exemplar da arquitetura neoclássica carioca, construído nos anos 1870. O projeto de restauração, requalificação e transformação de uso foi elaborado para abrigar a Coleção Daros Latinamerica - uma das mais abrangentes coleções de arte contemporânea latino-americana da Europa.
O projeto parte da leitura detalhada e do entendimento do seu caráter construtivo para reconhecer os aspectos potenciais da arquitetura preexistente. As diferenças entre passado e presente são diluídas até alcançar o ponto em que a construção não esteja subordinada à temporalidade. É na complementaridade entre o antigo e o moderno que é possível perceber sua expressão.
:: Sobre os palestrantes:
Maria Regina Pontin de Mattos - Arquiteta restauradora, assessora do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - INEPAC – órgão no qual foi Diretora Geral, e membro do Conselho Estadual de Tombamento. Graduada pela PUC de Campinas, especializada pela USP e doutorada pela Universidade de Roma La Sapienza. Participou de diversas restaurações no Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória.
É diretora da empresa MR Consultoria e Projetos e atua, desde 2007, como consultora para as obras de restauração e transformação de uso do prédio do antigo Educandário Santa Teresa, sede da Casa Daros no Brasil.
Ernani Freire – Arquiteto e professor, graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em 1971. É titular do escritório Ernani Freire Arquitetos Associados Ltda, estabelecido na Rua Dona Mariana, em Botafogo, no Rio de Janeiro, desde 1975.
Trabalha tanto em projetos para fins residenciais, comerciais, industriais, turísticos, de educação e saúde, como na área de conservação, revitalização e reutilização de edificações e conjuntos de valor histórico e arquitetônico. | | |