Memória & Informação
 A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) recebe, no dia 3 de junho, a palestra “As cartas de Luiz Camillo a Mário”, ministrada pela filósofa e doutora em literatura brasileira, Maria Luiza Penna. O evento, que faz parte da série de Memória e Informação, será às 14h30, na sala de cursos. A entrada é gratuita.
O encontro abordará a correspondência entre Mário de Andrade e Luiz Camillo no período entre a revolução de 1930 até a queda de Vargas, no final da segunda guerra mundial. Durante estes anos ocorreram muitas mudanças em relação à política do Estado com suas instituições. Nos textos dos autores é possível perceber dois aspectos opostos: a paixão e a racionalidade.
As cartas demonstram um cruzamento entre o social e o particular, o público e o privado. Dois eixos situam as cartas: um, que trata de problemas gerais da cultura brasileira; outro, da preservação do patrimônio cultural e o estímulo à pesquisa. Ambos persuadidos da necessidade de estudos persistentes para construir um corpus sólido de cultura e civilização brasileiras.
:: Sobre a palestrante: Maria Luiza Penna nasceu no Rio de Janeiro. Graduada em Filosofia (UFRJ); mestre em Filosofia (PUC-Rio); doutora em Literatura Brasileira (PUC-Rio). Pesquisa e organização final do livro História, Cultura & Liberdade, J. Olympio Ed. É autora de livros como Correspondência: Mário de Andrade & Luiz Camillo de Oliveira Netto, Edusp e Luiz Camillo: perfil intelectual, Coleção Humanitas, UFMG Ed. Membro titular do P.E.N Clube do Brasil desde 1997. | | |