Depois de junho: movimentos, impasses e novas instituições
 A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e a Universidade Nômade promovem, ao longo de 2015, o colóquio "Depois de junho: movimentos, impasses e novas instituições". O segundo encontro da série acontece no dia 9 de abril, quinta-feira, às 18 horas, na sala de cursos da FCRB. A entrada é franca.
II Colóquio:
:: A corrupção da democracia
Palestrantes: Giuseppe Cocco (UFRJ e Universidade Nômade), Luiz Eduardo Soares (Antropólogo – Uerj), Vera Rodrigues (Psicanalista) e Diogo Coelho (Jornalista).
Sobre os colóquios: Série iniciada em 2008. As primaveras árabes abriram um longo ciclo de revoluções e levantes que passaram por Grécia, Espanha, Estados Unidos, Turquia, Kiev e Brasil. Quando os movimentos pareciam ter perdido fôlego, surge na Grécia o Syriza que ganha as eleições. Na Espanha, uma formação de novo tipo – o Podemos – mostra-se capaz de ganhar as próximas eleições. Esse quadro nos sugere algumas questões:
Estamos diante de uma nova forma partido, de um partido-movimento ou apenas do refluxo dos movimentos dentro de formas de representação apenas superficialmente novas?
No Brasil, o governo reeleito tem grandes dificuldades para manter suas promessas eleitorais e implementa um ajuste fiscal de tipo neoliberal. O horizonte é o da volta do movimento de junho ou da multiplicação de iniciativas no sentido da invenção de novas formas institucionais?
Organizado por Giuseppe Cocco (PPGCO/UFRJ e Universidade Nômade), Mauricio Siqueira (FCRB) e Barbara Szaniecki (Uerj e Uninômade). | | |