Memória & Informação
 Reconstruir o Rio de Janeiro através de fotografias e mapas, este é um dos objetivos da pesquisa da arquiteta italiana Maria Pace Chiavari. A doutora em urbanismo ministrará a palestra “O plano visual de uma capital em transformação. O retrato do Rio de Janeiro nos álbuns fotográficos governamentais (1906-1922)”, no dia 8 de abril, às 14h30, na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa. A entrada é franca.
Ementa: A linha principal da pesquisa consiste em demonstrar o papel desenvolvido pela imagem no discurso da história urbana e dessa forma “transformar as artes visuais em urbanismo” (G.C. Argan). A leitura das imagens fotográficas urbanas contidas em álbuns produzidos pelo governo republicano e sua contextualização em mapas de referência permitem reconstruir o plano visual da Capital Federal realizado sob a gestão do novo regime, durante as primeiras duas décadas do século XX.
Os álbuns selecionados são Av. Central, 8 de março de 1903 - 15 de novembro de 1906, de Marc Ferrez, Vues de Rio de Janeiro – Brésil (~1910) Phot. Musso, e Álbum da Cidade do Rio de Janeiro comemorativo do 1º Centenário da Independência do Brasil 1822-1922. Augusto Malta, Huberti & Baer, S. Hygas, Bippus, Lopes e outros autores.
Sobre a palestrante: Maria Pace Chiavari é italiana, formada em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura de Florença (Itália) e Doutora em Urbanismo pelo PROURB (UFRJ). É autora de publicações relacionadas ao Rio de Janeiro como: “As transformações urbanas do século XIX” em O Rio de Janeiro de Pereira Passos (1895), “Novo olhar, nova tecnologia, o princípio da modernidade“ em A paisagem desenhada: O Rio de Janeiro de Pereira Passos (1994) e o livro “Rio Preservação e Modernidade” (1998).
| | |