Procurar  
  • principal
  • > aconteceu em 2015
  • > agosto
  • como chegar a Fundação >>

    plano de conservação preventiva >>

    a biblioteca organizada por Rui >>

    II Colóquio Internacional A Casa Senhorial: Anatomia de Interiores

    Clique na foto para ampliar

    A organização do II Colóquio Internacional A Casa Senhorial: Anatomia de interiore  anuncia a programação do evento e o resultado da análise das propostas enviadas.

    O colóquio será  de 11 a 13 de agosto, e  é promovido pela FCRB, com o apoio da EBA/UFRJ, da EAU/UFF e do Museu da República/Ibram, Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Fundação Ricardo Espírito Santo e Silva (Portugal), e conta com o patrocinio da Faperj e da Capes.

    O II Colóquio é desdobramento do projeto “A Casa Senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro. Anatomia dos interiores”, realizado de 2012 a 2014,  que promoveu colóquios bilaterais e internacionais, edição dos resultados dos trabalhos e  site especializado (www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial)

     O interesse suscitado pelo primeiro colóquio, realizado em Lisboa (2014), com significativa participação de investigadores brasileiros, levou a FCRB promover a promoção desta nova edição no Rio de Janeiro.

     :: Eixos temáticos (período compreendido do século  XVII  à década de 1930 do século  XX)

    1. Espaço interior, estrutura e programa distributivo. O espaço interior e a função das várias divisões; a circulação, as escadarias e a sua articulação com a entrada, as salas de aparato, as zonas privadas e as zonas de serviço; nomenclaturas funcionais e simbólicas de cada espaço.

    2. A ornamentação fixa. A decoração aplicada: do azulejo à pintura mural, passando pelos estuques decorativos, pela madeira e pedraria, pelos tecidos e papel de parede, os programas decorativos e iconográficos.

    3. O equipamento móvel. Os objetos que contribuíram para o aparato e conforto das casas ao longo de gerações: pratarias, vidros, louças, candelabros, tapeçarias, tapetes, móveis, bibelôs e equipamento utilitário.

    Conheça o Caderno de Resumos (pdf. 611 kb), com as ementas das palestras e comunicações.

    Programação:
    Dia 11 de agosto (3ª-feira)

    10h – 11h - Mesa-redonda (I) Espaço interior, estrutura e programa distributivo
    :: Das águas furtadas às estrebarias: zonas de serviços na casa senhorial entre os séc. XV e XVIII –
    prof. dr. Hélder Carita (FRESS/UNL) 
    :: A família real e a introdução de novos usos na casa carioca – profa. dra. Ana Lucia Vieira dos Santos (EAU/UFF)
    Mediação: profa. dra. Isabel Mendonça (UNL/FRESS)

    11h – 12h - Comunicações (I)
    :: Evolução construtiva da casa de morada da Fazenda Rialto – da casa do trabalho à casa senhorial -- Msc. Elizeu Marcos Franco (CONDEPHAAT)
    :: Palácio Visconde de São Lourenço –  Doutoranda Noemia Lucia Barradas Fernandes (PPGAU/EAU/UFF)
    :: Práticas e interações dos espaços destinados aos serviços na casa senhorial – Msc. Maria Claudia Vidal Barcelos (PUC-SP)
    Mediação: prof. dr. José Pessoa (EAU/UFF)

    12h30 – 12h15 - Intervalo

    12h15 – 13h45 - Comunicações (II)
    :: A casa da Marquesa de Santos : do sobrado colonial ao palacete neoclássico – prof. dr. Almir Paredes Cunha (EBA/UFRJ)
    :: Os interiores dos palacetes cariocas da Primeira República – profa. dra. Patrícia Thomé Junqueira Schettino (DEARQ/UFOP)
    :: Novos padrões distributivos das residências senhoriais no Rio de Janeiro e arredores a partir do período regencial – prof. dr. José Pessoa (PPGAU/EAU/UFF) 

    Mediação: profa. dra. Marize Malta (PPGAV/EBA/UFRJ)

    13h15 – 14h30 - Almoço

    14h30 – 15h30 - Comunicações (III)
    :: Análise do interior de uma residência burguesa manauara do período áureo da borracha – Msc. Márcia Honda Nascimento Castro (Iphan)
    :: Os espaços domésticos da burguesia: os palacetes e sobrados do distrito da Victória na Primeira República (1890-1930) – dra. Maria do Carmo Baltar Esnaty de Almeida (IFBA) 
    :: Paris n’América: um palacete com dupla função – Msc. Marcia Cristina Ribeiro Gonçalves Nunes (UFPA)
    Mediação: profa. dra. Ana Lucia Vieira dos Santos (EAU/UFF)

    15h30 – 16h - Intervalo

    16h – 17h - Comunicações (IV)
    :: Edifício Presno, una mirada a la arquitectura señorial em Puebla, México - profa. dra. Ana María Sosa González (CAPES/PNDI/ UFPel), Msc. Ma. Del Carmen Fernández de Lara (BUAP) e Msc. Alejandro Enrique Benítez (BUAP).
    :: Moradia burguesa belenense no período da borracha (1850-1920): aspectos sociais e programa distributivo - Msc. André de Barros Coelho (UNIFAP) 
    :: A reconstrução do Palacete de D. João VI em Niterói – profª. dra. Luciana Nemer Diniz (EAU/UFF) e prof. dr. Nelson Pôrto Ribeiro (PPGAU/UFES)
    Mediação: profª. dra. Maria Lucia Bressan Pinheiro (USP)

    17h30 – Conferência: Vivre avec art. De l'hôtel particulier à l'appartement bourgeois des années 30.
    :: profa. dra. Monique Eleb (École Architecture Paris-Malaquais, coordenadora do grupo de pesquisa Arquitetura, cultura e sociedade)
    Mediação: dra. Ana Pessoa (FCRB)
    Com tradução simultânea.

    Dia 12 de agosto (4ª-feira)

    10h – 11h - Mesa-redonda (II) - Ornamentação fixa
    :: A decoração das casas senhoriais de Lisboa revelada pelos inventários (séculos XVII a XIX) – profa. dra. Isabel Mendonça (UNL/FRESS)
    :: Um sonho em pedra e cal: a construção de um palácio emblemático para a cidade - dra. Isabel Portella (MR/Ibram)
    Mediação: prof. dr. Carlos Alberto Ávila Santos (CA/UFPel)

    11h – 12h - Comunicações (V)
    :: Artífices na passagem do século XIX para o XX – prof. dr. Nelson Pôrto Ribeiro (PPGAU/UFES)
    :: O estuque oitocentista no Rio de Janeiro: metodologia para documentação - dra. Claudia S. Rodrigues de Carvalho (FCRB)
    :: Os papéis de parede e sua história: o uso na casa de Mariano Procópio em Juiz de Fora - prof. dr. Carlos Terra (PPGAV/EBA/UFRJ) e Douglas Fasolato (FMMP)
    Mediação: prof. dr. Hélder Carita (FRESS/UNL)

    12h – 12h15 - Intervalo

    12h15 – 13h15 – Comunicações (VI)
    :: Gosto arquitetônico italiano nas residências cariocas finisseculares – profa dra Maria Helena Hermes (PPGAV/EBA/UFRJ)
    :: Elementos ornamentais do ecletismo pelotense: bens integrados desaparecidos – Msc. Cristina Jeannes Rozisky (IFSul – Campus Pelotas), mestrando Fábio Galli Alves (PPGMP/ICH/UFPel) e prof. dr. Carlos Alberto Ávila Santos CA/UFPel)
    :: O palacete carioca: arte e cultura de elite nas casas da família Guinle – Msc. Gustavo Reinaldo Alves do Carmo.
    Mediação: dra. Claudia S. Rodrigues de Carvalho (FCRB)

    13h15 - 14h30 - Almoço

    14h30 – 15h45 - Comunicações (VII)
    :: Afinidades eletivas: a pintura decorativa e o estuque no Palácio do Catete – Ana Claudia Torem (FCRB) 
    :: Aproximações do fingimento de mármore em estuques: as composições em escariola do casario histórico pelotense como lugar de reflexão metodológica e interpretação – prof. dr. Pedro Luís Machado Sanches (DMCOR/ICH- UFPel) e doutoranda Daniele Baltz da Fonseca (PPGMP/ICH/UFPel) 
    :: Bravo! Bragaldi - dra. Ana Pessoa (FCRB)
    :: A pintura mural de Luigi Manini para o Palacete da Quinta da Regaleira em Sintra – dr. Miguel Montez Leal (IHA/EAC-FCSH/UNL)
    Mediação: prof. dr. Gonçalo de Vasconcelos e Sousa (CITAR/UCP)

    15h45 – 16h15 - Intervalo

    16h15 - 17h15 – Comunicações (VIII)
    :: Reminiscências e remanescentes do Paço Real e Imperial de São Cristóvão na Quinta da Boa vista, atual sede do Museu Nacional/UFRJ – dra. Maria Paula van Biene (MN/UFRJ) 
    :: Salas de Aparato - Msc. Maria Lúcia Machado (Imih)
    :: O Palácio Itamaraty no Rio de Janeiro: intervenções arquitetônicas na ala norte entre 1927 e 1930 – Hélen Rôse da Silva Verraes Alves (MHD/MRE)
    Mediação: profa. dra. Isabel Portella (MR/Ibram)

    Dia 13 de agosto (quinta-feira)

    10h – 11h Mesa-redonda (III) – O equipamento móvel.
    :: A investigação dos objectos móveis no atual panorama historiográfico português e brasileiro: práticas, lacunas e perspectivas futuras – prof. dr. Gonçalo de Vasconcelos e Sousa (CITAR/UCP)
    :: Quem faz, quem vende. Móveis, artefatos e serviços para decoração de interiores das casas oitocentistas no Rio de Janeiro – profa. dra. Marize Malta (PPGAV/EBA/UFRJ)
    Mediação: profa. dra. Sonia Gomes Pereira (PPGAV/EBA/UFRJ)

    11h – 12h – Comunicações (IX)
    :: Escadaria do hall central do palácio Antonio Lemos: símbolo de ascensão ao poder – doutoranda Rosa Arraes (MABE/UFPA)
    :: Sobre o Império e a honra: a decoração e o uso dos salões do antigo palácio dos Governadores do Pará ao tempo de Augusto Montenegro (1901-1908) – prof. dr. Aldrin Moura de Figueiredo (FAHIS-UFPA/CMA)
    :: Villa Melzi a Bellagio sul Lago di Como: un esempio di decorazione neoclássica – profa. dra. Ornella Selvafolta (Politecnico di Milano)
    Mediação: profa. dra. Isabel Mendonça (UNL/FRESS)

    12h – 12h15 - Intervalo

    12h15 – 13h15 – Comunicações (X)
    :: Os palacetes senhoriais ecléticos da fronteira meridional do Brasil: acessos e vestíbulos e seus elementos funcionais/ornamentais – prof. dr. Carlos Alberto Ávila Santos (CA/UFPel)
    :: Resquícios do luxo senhorial na arquitetura e decoração do final do século XIX em Ouro Preto meridional do Brasil: acessos e vestíbulos e seus elementos funcionais/ornamentais – prof. dr. Alexandre Mascarenhas (IFMG)
    :: As casas senhoriais de Salvador e Rio de Janeiro dos séculos XVII e XVIII: contribuições da Arqueologia para o estudo do seu equipamento móvel cotidiano - Msc. João Pedro Gomes (CECH/UC), Msc. Sílvia Peixoto (PPGArq/MN/UFRJ) e profª. dra. Tania Andrade Lima (MN/UFRJ).
    Mediação: profa. dra. Marize Malta (PPGAV/EBA/UFRJ)

    13h15 - 14h30 – Almoço

    14h30 -15h45 – Comunicações (XI)
    :: Cenários da Chácara da Baronesa em Pelotas, RS - doutoranda Annelise Costa Montone (PPGMP/ICH/UFPel)
    e profa. dra. Ester Judite Benjouya Gutierrez (FAUrb/UFPel).
    :: Os bens móveis inventariados na Estância dos Prazeres de Pelotas, RS (1788-1828)) – mestrando Fernando Gonçalves Duarte (PROGRAU/UFPel) e profa. dra. Ester Judite Bendjouya Gutierrez (FAUrb/UFPel).
    :: Os móveis das casas senhoriais charqueadoras. Pelotas, RS – profa. dra. Ester Judite Bendjouya Gutierrez (FAUrb/UFPel).
    :: Os vícios decorativos: os Sete Pecados Capitais e a sala de visitas da fazenda Resgate - dr. André Monteiro de Barros Dorigo (EBA/UFRJ).
    Mediação: prof. dr. Aldrin Moura de Figueiredo (FAHIS-UFPA/CMA)

    15h45 – 16h15 – Intervalo

    16h15 – 17h15 Comunicações (XI)
    :: A presença de objetos chineses na morada senhorial entre os séculos XVII e XIX na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo – dr. Paulo de Assunção (UEM)
    :: Os bens móveis no universo das leis de tombamento e da história da arte no Brasil: um estudo de caso do mobiliário do Palácio Laranjeiras - Raquel Vital Braz (INEPAC)
    :: O Interior do lar carioca do século XIX em Lucíola de José de Alencar - doutorando Felipe Azevedo Bosi (FAU/UFRJ)
    Mediação: dra. Ana Pessoa (FCRB)

    17h15 – Sessão de encerramento
     

    :: Inscrições

    Isentos = palestrantes, comunicadores, membros da comissão científica, servidores e bolsistas da Fundação Casa de Rui Barbosa.

    Taxa de inscrição: R$ 100,00 (profissionais), R$ 50,00 (estudantes, professores e servidores do MinC).

     :: Dados para pagamento

    Depósito identificado Associação dos Servidores  da Fundação Casa de Rui Barbosa
    Banco Itaú (341) | Agência: 0733  Conta Corrente: 50.590-3

    O comprovante de pagamento deve ser enviado para pesquisa@rb.gov.br com a identificação do depositante.

    Informações e inscrições: pesquisa@rb.gov.br 21 3289.8638 / 8640, Rosana e Liliane. 

     :: Texto para publicação (edição digital)

    Os textos para fins de publicação deverão ser remetidos para o endereço eletrônico marizemalta@eba.ufrj.br até o dia 31 de agosto de 2015 com a seguinte configuração:

    Até 20 laudas com tudo incluído; margens em 2,5cm; fonte arial 11; espaço 1,5; alinhamento à esquerda, parágrafo sem recuo, justificado; separação entre parágrafos com espaço duplo. Notas explicativas e de referências ao fim, fonte arial 9, espaço simples. Não numerar as páginas. Não incluir referências bibliográficas separadas, mas em forma de notas.
     
    Até 15 imagens (300dpi ou 1024 pixels na menor dimensão), com legenda e créditos abaixo da imagem, centralizada, com fonte arial tamanho 9, espaço simples. A localização das imagens deve ser indicada no texto e os arquivos de imagem devem ser enviados em separado em JPEG, identificadas com o número correspondente à figura do texto.
     
    Lembramos que os textos devem seguir as novas normas ortográficas e serem submetidos à revisão, visto que os autores se responsabilizarão integralmente sobre o teor de seus escritos. As autorizações para uso de imagens também ficam a cargo do(s) autor(es).
    Ao fim do texto, incluir breve currículo do(s) autor(es) com, no máximo, 8 linhas, fonte arial 11, espaço simples.

     

    Todos os textos irão ser avaliados por Comissão Científica (Peer Review).

     

     

    :: Apoio:

     

    :: Patrocínio:

     

    Imprimir
    Voltar ao alto


    Veja também
    > 3º Seminário Tecnologia e Cultura: convergência entre acervos digitais de arquivos, bibliotecas e museus
    > Aberta a chamada para submissão de artigos 3° número do periódico eletrônico "Memória e Informação"
    > Chamada de artigos para a revista Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa
    > Memória & Informação
    > Rubi disponibiliza gratuitamente livro da pesquisadora Ivana Stolze
    > VI Encontro dos Jardins Históricos
    > FCRB nas redes sociais
    > Proposta de Mestrado Profissional da FCRB
    > Cátedra da Unesco
    > Cátedra Sérgio Vieira de Mello
    > Mesa-redonda "Ministério Público e Democracia"
    > Vamos falar sobre o câncer de mama?
    > Migrações Internacionais
    > Mostra “Saúde, Higiene e toalete: um paralelo entre Rui, sua casa e sua época”
    > Vocabulário do Português Medieval
    > Conferência internacional: “Tempos de Violência: O Fim da Primeira Guerra Mundial e o Início de uma Era”
    > Nome de Rui Barbosa é inscrito no Livro dos Heróis da Pátria
    > Um site dedicado ao cordel
    > Acervo iconográfico
    > Cultura Brasileira Hoje: Diálogos
    > Mostra "130 anos da abolição da escravidão no Brasil"
    > Mostra virtual “O registro da escravidão na vida privada III”
    > O Malho
    > História e culturas urbanas
    > notícias
    > Atividades da Casa Rui Barbosa em 2018
    > Como orientar os doadores na preparação de seu arquivo pessoal digital para doação?
    > I Encontro de Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro
    > Obras Completas de Rui Barbosa à venda em livrarias e em site
    > Blog do Projeto de Revitalização e Restauração do Jardim
    > Concurso de Bolsas de Iniciação Científica 2018
    > FCRB assina acordo para criação da Cátedra Unesco sobre Políticas Culturais e Gestão
    > Setor de Políticas Culturais realiza concurso de bolsas para a Cátedra UNESCO
    > Concurso do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na área da Cultura 2018
    > Escravidão, Abolição e Pós-abolição
    > Romances e contos de Machado de Assis em hipertexto
    > Seminário Pensamento e Estudos em Arquivos
    > Ações para combater o mosquito Aedes aegypti
    > Revista Escritos nº 8
    > II Colóquio Gestão da Cultura
    > Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais - Rubi

  • informe
  • |
  • perguntas frequentes
  • |
  • termos de uso
  • |
  • mapa do site
  • |
  • sobre o site
  • |
  • contato
  • |