História e culturas urbanas
 A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promovem nova edição da série História e culturas urbanas. A quarta palestra é "O porto do Rio de Janeiro e o tráfico de brancas: reflexões sobre processos de bastidores", ministrada por Lená Medeiros de Menezes (História/Uerj)
O evento, que faz parte da série especial “A cidade e o porto”, acontece no dia 26 de agosto, terça-feira, às 18 horas, na sala de cursos da FCRB. A entrada é franca. Concede-se certificados, a pedidos.
:: Ementa:
Em finais do século XIX e inícios do XX, o porto do Rio de Janeiro era um dos principais destinos das rotas migratórias que se deslocavam da Europa para a América do Sul. Com embarques em portos como Porto (Leixões), Vigo, Marselha, Bordeaux, Havre, Málaca e outros, milhares de imigrantes chegavam ao Rio com perspectivas e objetivos variados. Nos bastidores desses fluxos migratórios, circulavam indivíduos já afeitos ao crime, com destaque para os cáftens (agentes do tráfico internacional de mulheres destinadas à prostituição). A palestra dedicar-se-á à reflexão sobre esses processos de bastidores, especialmente sobre o caftismo e a prostituição, enfatizando não só os deslocamentos e rotas de longa distância quanto a circulação no Cone Sul. | | |