 A Fundação Casa de Rui Barbosa, por intermédio do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira-AMLB, e a Editora Record promovem a mesa-redonda “Memórias de Rodrigo de Souza Leão”, na série Arquivos Pessoais. O evento acontece por ocasião da doação do acervo do escritor, poeta, músico e pintor, no dia 23 de novembro, às 17h, na sala de cursos. A entrada é franca.
A mesa-redonda contará com a presença dos poetas Franklin Alves Dassie e Ramon de Mello e do crítico de arte Paulo Sérgio Duarte. A mediação será de Laura Regina Xavier (FCRB). Em seguida, às 18h30, acontece o lançamento do livro Carbono pautado: memórias de um auxiliar de escritório, escrito por Rodrigo. O romance é baseado em sua vida, no período em que surgiram os primeiros sinais de esquizofrenia.
Seu arquivo pessoal foi doado no dia 18 de outubro de 2012 ao AMLB e se encontra em fase de organização. A produção em artes plásticas, composta por telas, foi doada ao Instituto Nise da Silveira.
Sobre a vida de Rodrigo Souza Leão
Foi escritor, poeta, músico e pintor. Enfrentou uma série de internações em clínicas devido ao diagnóstico de esquizofrenia.
Editou seu primeiro livro, Todos os cachorros são azuis, aos 27 anos. A peça Todos os cachorros são azuis, uma adaptação do livro, estreou em 2011 no teatro Maria Clara Machado, no Rio de Janeiro. Nessa ocasião, foi lançado seu livro inédito e póstumo – O esquizoide: o coração na boca.
Em 2013, está prevista a estreia do longa-metragem Azuis (título provisório), baseado no livro Todos os cachorros são azuis, com roteiro e direção de Felipe Bragança. O poeta Ramon Mello é o curador de sua obra.
Rodrigo Souza Leão faleceu no Rio de Janeiro em 2 de julho de 2009, aos 43 anos de idade, deixando uma carta de despedida aos pais, com os quais viveu toda sua vida.
| | |