> Fundação Casa de Rui Barbosa > Arquivos pessoais de escritores > Arquivo Gonzaga Duque Gonzaga Duque
Arquivo Literário de Gonzaga Duque

Gonzaga Duque (Luiz Gonzaga Duque Estrada, Rio de Janeiro, 21.06.1863 – Rio de Janeiro 8.03.1911).  Uma das principais figuras do simbolismo brasileiro, foi romancista, contista e crítico de artes.

O arquivo de Gonzaga Duque integra os arquivos literários da Fundação Casa de Rui Barbosa e é  constituído de acervo arquivístico e bibliográfico.  Seus documentos ainda estão em fase de preparação, mas um tratamento prévio já identificou as seguintes séries: produção intelectual do  autor, produção intelectual de terceiros, documentos pessoais e documentos diversos. A coleção bibliográfica é formada por importantes autores brasileiros e contém as primeiras edições de Arte brasileira (1887), Mocidade Morta (1899), Graves e frívolos (1910), Contemporâneos (1929).

Segundo a pesquisa Vera Lins, que comenta o acervo em seu artigo “Linhas cruzadas: decifrando o arquivo de Gonzaga Duque”,  merecem destaque no arquivo a correspondência de  Gonzaga Duque, em especial cartas à esposa, cartas desenhadas de Hélios Seelinger, e alguns manuscritos inéditos, incluindo seu diário de 1900 a 1904. 

Veja como consultar o Arquivo de Gonzaga Duque