JardimCRB_IG_0224
                                            Parte da frente do quiosque durante restauração                                                              Foto: Clarice Goulart
Parte da frente do quiosque durante restauração. Foto: Clarice Goulart

Um dos principais elementos na composição do Jardim Histórico do Museu Casa de Rui Barbosa é o Quiosque, que funcionava como um local de banho para os moradores, motivo pelo qual apresenta, até hoje, um chuveiro. Neste primeiro momento de restauração, a empresa Velatura realizou uma investigação com a remoção da vegetação de entorno. Assim, foram descobertos panos rusticados com losangos e uma rocalha imitando troncos de madeira fazendo embasamento. Nesses elementos foi detectada a presença de uma velatura, ou seja, uma camada de pintura muito leve que dá proteção à argamassa.
A partir de então foi feito o mapeamento de danos, trincas começaram a ser abertas, a recomposição volumétrica da argamassa com os traços todos baseados nas análises de laboratório feitas do material. E por fim foi realizado o embrechamento, emboço e reboco.

 

Em relação ao madeiramento, toda a superfície das paredes foi lixada para investigação e atualização do mapeamento de danos. Foi descoberto que apenas uma pequena parte do madeiramento treliçado se encontra em má condição, mas não serão necessárias muitas intervenções de reposição de peças. Já no caso das esquadrias, percebeu-se um grande número de modificações, devido a seus inúmeros recortes.Todos os problemas detectados já estão passando pela restauração, as ferragens foram removidas e catalogadas.
Foram também feitas as prospecções estratigráficas para verificação da cor original e avaliação da melhor opção a ser adotada. Dessa forma percebeu-se que tanto o lambrequim em madeira quanto os panos nesse treliçado possuíam uma cor original mais clara do que a atual, o que em breve será restaurado. Já no interior do quiosque, através de pesquisas com fotos antigas, notou-se que os panos possuíam originalmente uma cor diferente das dos montantes. Para sanar esta questão, serão trazidas amostras de tintas para testes.

 

JardimCRB_IG_0224
Funcionário trabalhando na restauração da esquadria da porta do quiosque. Foto: Ivo Gonzalez