Lago redondo após finalizada sua restauração. Foto: Ivo Gonzalez

No início do mês de Abril foram finalizadas as restaurações da Herma de Rui Barbosa, busto em mármore doado ao próprio ainda em vida, e o lago redondo, um dos 4 lagos presentes no Jardim da casa. Quando foi pensada a restauração do lago redondo, a ideia inicial era recompor a argamassa somente das bordas e a higienização.  Porém, ao esvaziar o lago, foi identificado que as paredes e o fundo deste apresentavam trincas e pedaços de argamassa desprendidos, e optou-se por remover todo esse revestimento para correção e recomposição de toda a argamassa.

Lago redondo após finalizada sua restauração. Foto: Ivo Gonzalez
Lago redondo após finalizada sua restauração. Foto: Ivo Gonzalez

Junto com o lago redondo, está sendo realizada a entrega da Herma de Rui Barbosa que é um objeto de extrema importância para a composição do Jardim. O trabalho realizado nesta peça iniciou-se com testes de limpeza tanto na pedra quanto na guirlanda de louros em cobre e na base de granito.

Logo de início detectou-se que o objeto era constituído por mármore carrara. Após a higienização, chegou-se à cor original do busto, que, por ser muito clara, chocou frequentadores dos Jardins. Além dessa limpeza, foram tratadas fissuras na peça e aplicado um protetivo hidrofugante para sua preservação.

Na guirlanda de cobre, foi possível um trabalho que mantivesse a pátina mesmo após sua limpeza e também foi aplicado o protetivo. Foram detectadas neste objeto falhas em sua fixação, desrespeitando o local apropriado para as cavilhas em madeira. Esse problema foi corrigido durante a restauração do elemento, de forma que a sua fixação não agrida a pedra ou o metal. Por fim, foi realizada a pintura da inscrição presente na base da peça e nesta também foi aplicado o protetivo usado no restante da obra.

Herma de Rui Barbosa restaurada. Foto: Ivo Gonzalez.
Herma de Rui Barbosa restaurada. Foto: Ivo Gonzalez