Conservação Preventiva - Museu da Casa de Rui Barbosa 
  • Planta de Localizacao
  • localiz 02
  • 01
  • localiz 03
  • localiz 01

Localização

A cidade do Rio de Janeiro está situada nas coordenadas 22º54'23" de latitude sul e 43º10'21" de longitude oeste. Ao norte, faz limite com outros municípios do Estado do Rio de Janeiro. Seu litoral tem 197 quilômetros de extensão e se abre em três frentes, voltadas à Baía de Sepetiba, ao Oceano Atlântico e à Baía de Guanabara. A cidade recebeu em 2012 o titulo de Patrimônio Mundial pela chancela da UNESCO na categoria Paisagem Cultural, devido aos valores resultantes da interação entre a natureza e a ação do homem, com seus conjuntos de áreas públicas, jardins históricos, parques e monumentos naturais.

A topografia da cidade é bastante diversificada: ora alta como os maciços da Pedra Branca, Gericinó e da Tijuca, onde afloram importantes formações rochosas que se destacam na paisagem tais como o Pico da Tijuca, Bico do Papagaio, Andaraí, Pedra da Gávea, Corcovado e Pão de Açúcar, ora baixas como a Baía de Guanabara e as diversas praias do extenso litoral, com diferentes formas de encontro entre o mar e a costa. Destacam-se ainda áreas de baixadas com a formação de lagoas como as da Tijuca, Marapendi, Jacarepaguá e Rodrigo de Freitas. A cidade conta com grandes áreas verdes em reservas naturais, como o Parque Nacional da Tijuca, considerado "Patrimônio Ambiental e Reserva da Biosfera" pela UNESCO, o Parque Estadual da Pedra Branca, e também com parques e jardins históricos como o Parque do Aterro do Flamengo, a Quinta da Boa Vista, o Jardim Botânico, o Passeio Público e o jardim do Museu Casa de Rui Barbosa.

O Museu Casa de Rui Barbosa localiza-se na Rua São Clemente, uma das principais vias de tráfego do bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. A rua tem usos prioritariamente residenciais e comerciais, com grande fluxo de veículos e de pedestres. Com a intensificação do crescimento urbano, o entorno do Museu sofreu grandes alterações, controladas pelo IPHAN que delimitou em quatro andares o gabarito dos terrenos contíguos ao jardim. As transformações do entorno trazem mais riscos à degradação do conjunto, em função dos problemas decorrentes da poluição, da vibração, da radiação térmica e principalmente da drenagem superficial.