Conservação Preventiva - Museu da Casa de Rui Barbosa 

Gerenciamento de Riscos

O Programa de Gerenciamento de Riscos é uma experiência de implantação de nova ferramenta para a preservação do patrimônio cultural da Fundação Casa de Rui Barbosa, inserida no Plano de Conservação Preventiva do Museu Casa de Rui Barbosa. Em relação à missão institucional para preservação do patrimônio tutelado pela Fundação, vem sendo desenvolvido este plano, com vistas a mitigar as causas de deterioração e reduzir as vulnerabilidades do conjunto - edifício histórico e a coleção nele abrigada.

Diante da necessidade de ampliar as perspectivas das ações preventivas, foi adotada, em 2010, uma abordagem que considera de forma mais abrangente os riscos para preservação do patrimônio cultural da Instituição.

Para o desenvolvimento do trabalho foi contratada a consultoria de especialista para a aplicação de metodologia específica, baseada na norma técnica australiana e neozelandesa para o gerenciamento de riscos - Risk Management, Austrália/ New Zealand Standard – AS/ NZS 4360:2004, e formada uma equipe contando com diversos setores da Instituição, que trabalharam na realização das pesquisas necessárias.

O objetivo a ser alcançado com a aplicação do método foi o diagnóstico dos riscos para a preservação do patrimônio cultural e a sua redução com efetividade, em função dos recursos disponíveis, estabelecendo uma política institucional de preservação, articulando múltiplas visões.